CARE - Porta Mágica

A Casa de Acolhimento Residencial Especializada Porta Mágica é uma resposta social especializada que tem como finalidade o acolhimento de crianças e jovens, proporcionando-lhes uma estrutura de vida tão aproximada quanto possível à das famílias, garantindo-lhes os cuidados adequados às suas necessidades, com vista à sua educação, bem-estar, desenvolvimento integral e à sua inserção na sociedade.
A Casa de Acolhimento Residencial Especializada Porta Mágica tem capacidade para acolher até 22 jovens do sexo feminino.



Modelo de Acolhimento Terapêutico

Baseia-se no Modelo de Acolhimento Terapêutico desenvolvido pela Mulberry Bush School em Oxford, com a adaptação à metodologia “Oportunity Led Work” (Ward , 2002), que consiste em utilizar todos os momentos formais e informais com fins terapêuticos, promotores de oportunidades de aprendizagem e mudança, garantidos por relações de proximidade e continuidade entre as jovens e os adultos, através da relação com as equipas técnica e educativa, bem como com todos os demais intervenientes.
Assenta no princípio de que a instituição, enquanto matriz de processos transaccionais reparadores, se serve de todas as oportunidades relacionais que emanam da multiplicidade de actividades efectuadas na casa, para potenciar o processo terapêutico. Esta abordagem não desvaloriza a importância de momentos estruturados de intervenção psicoterapêutica, seja ela individual, em grupo ou mesmo recorrendo à participação de elementos.



Funcionamento

O funcionamento da Casa de Acolhimento Residencial Especializado integra atividades socioterapêuticas, educativas, ludicopedagógicas e de rotina (prestação de cuidados básicos).



Equipas

O quadro de pessoal está organizado em três equipas com constituição pluridisciplinar em função das competências específicas a saber: Equipa Técnica (1 diretor técnico, 2 psicologos e 1 técnico de serviço social), Equipa Educativa ( 15 colaboradores) e Equipa dos Serviços Gerais (3 colaboradores).



Espaços

O equipamento está dotado de todas as infraestruturas necessárias ao acolhimento e funcionamento da resposta, de acordo com a legislação em vigor, incluindo: - Um (1) Hall de entrada; - Uma (1) Secretaria; - Uma (1) Sala da Direção/Direção técnica; - Uma (1) Sala de Equipa Técnica; - Uma (1) Sala de Educadores; - Uma (1) Sala de Convívio; - Duas (2) Salas de aula; - Dois (2) Quartos individuais; - Quatro (4) Quartos duplos; - Quatro (4) Quartos triplos; - Casas de Banho; - Uma (1) Sala de Pessoal; - Uma (1) Sala de Refeições; - Uma (1) Copa; - Despensas; - Salas de Arrumos; - Um (1) Quarto de Despejos; - Uma (1) Lavandaria; - Espaço Desportivo. O quarto da fase de acolhimento – destina-se a acolher jovens nas primeiras semanas de integração na Casa de Acolhimento Residencial Especializado de Jovens Porta Mágica, de forma a facilitar a sua estabilização emocional.